Judiciário teve 27,7 milhões de casos abertos em 2021

Foto: Divulgação/ TJ-BA

Justiça encerrou o ano passado com 77,3 milhões processos em tramitação

A Justiça abriu 27,7 milhões de novos casos em 2021, alta de 10,4% em relação ao observado em 2020. O dado faz parte do relatório “Justiça em Números”, divulgado nesta quinta-feira. Considerando somente as ações ajuizadas pela primeira vez em 2021, o número vai para 19,1 milhões de novos processos. A informação é da coluna Radar, da revista Veja.

Com isso, a Justiça encerrou o ano passado com 77,3 milhões processos em tramitação, volume que é um pouco inferior ao verificado em 2019, ano pré-pandemia de Covid-19. Desse total, 15,3 milhões (ou 19,8%) são processos suspensos, sobrestados ou em arquivo provisório, aguardando alguma decisão jurídica futura.

De acordo com o relatório, o chamado Índice de Produtividade dos Magistrados (IPM) cresceu 11,6% em 2021 em relação a 2020, o que representa a baixa de 1.588 processos por magistrado. Em média, foram solucionados 6,3 casos por dia útil do ano, sem descontar períodos de férias e recessos.

O relatório indicou ainda o aumento dos processos que ingressaram na Justiça em formato eletrônico em 2021. Nos últimos 13 anos, 182,7 milhões de processos novos ingressaram na Justiça pelo formato eletrônico. (bahia.ba)

google news
senac