O Laboratório Central do Estado (Lacen) adotará novos critérios para testar amostras de pacientes com suspeitas de infecção pelo novo coronavírus.
A partir de agora serão testados apenas pacientes com sinais de gravidade Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou internados; pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de Covid-19 suspeito ou confirmado, ou com histórico de viagem recente ao exterior em países com circulação do Sars-CoV2, e regiões do país com transmissão comunitária sustentada; profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos de Covid-19; gestantes com sintomas respiratórios suspeitos de Covid-19; e pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos aeroportos, portos e nas estradas.
Nota publicada pelo laboratório no site da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) afirma que “pacientes que não se enquadrem nas situações acima não tem indicação para coleta de amostras”.
A justificativa é de que com as mudanças o Lacen quer evitar o impacto direto na capacidade operacional do laboratório, em realizar os exames laboratoriais, provocando uma sobrecarga da capacidade instalada e a utilização excessiva de materiais (kits para coleta, meio de transporte e diagnóstico).
A nota também tem o objetivo de orientar todas as unidades de saúde da Bahia, públicas, privadas, filantrópicas e outras, para a coleta de exames de confirmação diagnóstica para o Covid-19. (BN)