A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, enviou à Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) um ofício com solicitações de explicações sobre a abertura das comportas da Represa Joanes II, localizada em Dias D’Ávila, que causaram danos às famílias de bairros do município, com a inundação de ruas e casas. No documento, encaminhado nesta quinta-feira (21), ainda foram pedidas informações das providências que serão adotadas pela Embasa diante dos transtornos.
“Infelizmente, com essa ação através da Embasa, de abrir as comportas, tivemos esse prejuízo para a nossa população. Espero que a Embasa dê explicações do motivo de abrir as comportas do Joanes II, causando esse estrago aqui. Sem contar que não comunicou à Prefeitura com antecedência, a necessidade de evacuação das famílias das áreas que poderiam ser afetadas”, afirmou Moema Gramacho.
A Embasa também entrou na mira do deputado estadual Tiago Correia (PSDB), que responsabiliza a empresa de prejudicar moradores de pelo menos três bairros de Salvador após ter aberto as comportas da barragem Ipitanga 1, situada no bairro Fazenda Cassange, nesta sexta-feira (22).
“A falta de responsabilidade da Embasa acabou prejudicando famílias, que viram suas casas inundadas pela água da barragem. Muitas pessoas que não tinham muita coisa e acabaram perdendo o pouco que tinham por pura irresponsabilidade”, disse Tiago.
A situação gerou uma série de alagamentos nos bairros de Jardim das Margaridas, São Cristóvão e Mussurunga. O parlamentar prometeu, ainda, cobrar na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) a responsabilização da Embasa pelos prejuízos causados.
O Bahia Notícias procurou a Embasa para prestar mais explicações sobre os dois casos, mas ainda não obteve retorno. (BN)