Um novo decreto publicado nesta terça-feira (31), pela prefeitura de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), passou a autorizar o funcionamento diário de estabelecimentos do segmento de bares e restaurantes até as 3h da manhã. O texto também garantiu a abertura de lojas de varejos de ruas aos domingos, das 7h às 19h.
A cidade está na fase três da flexibilização de atividades econômicas, o que permite a realização de eventos e atividades com a presença de público superior a 500 pessoas, ou 60% do espaço de sua realização, prévia e devidamente autorizados.
O documento permite ainda que academias e clubes sociais/recreativos disponibilizem empréstimo ou compartilhamento de equipamentos utilizados nas piscinas, a exemplo de pranchas, macarrão, pullbuoy e afins, desde que se garanta a higienização dos mesmos antes e após a utilização. Nesses locais também está autorizado a utilização de vestiários, garantida a utilização alternada de cada chuveiro, lavatório, mictório, entre outros, inclusive com o isolamento dos equipamentos não utilizáveis.
Já no âmbito da educação, para o funcionamento da rede privada de ensino, a determinação é manter espaçamento entre alunos, em todas as direções, a distância de 1,0 (um metro), além de manter todas as demais regras e medidas de proteção e prevenção à Covid-19. Na cidade, permanecem suspensas a realização de shows, festas públicas ou privadas, assim como as festas do tipo paredão, independentemente do número de participantes. (BN)