Na última semana, técnicos da Embasa retiraram uma ligação irregular de água que irrigava uma plantação na comunidade da Baixa da Linha, em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano. A tubulação improvisada e fraudulenta consumia mensalmente cerca de 2 milhões de litros de água, quantidade suficiente para o abastecimento de mais de 260 ligações domiciliares durante um mês.
O dono da propriedade não estava no local, mas será intimado em decorrência de um inquérito policial instaurado na Polícia Civil. A prática de ligações ilícitas é considerada crime pelo Código Penal brasileiro (Art. 155, § 4º, II) e, além de provocar falta de água nas localidades, pode contaminar a água, devido ao manuseio inadequado da tubulação, e causar prejuízos financeiros para o sistema de abastecimento de água local.
A Embasa tem intensificado o combate ao furto de água em Cruz das Almas, ação que resultou na identificação de 782 ligações irregulares no município entre os meses de janeiro e novembro deste ano. Equipes da empresa atuam na localização e retirada de ligações irregulares, verificando também adulterações em hidrômetros, ligações clandestinas e outros tipos de fraude relativas ao abastecimento de água.