Por mais que o limão possua um gosto amargo ele é uma fruta adorada por combinar com praticamente qualquer comida. Seja peixe, salada, doce, suco ou um prato salgado qualquer, não há como negar que acrescentar o limão dá aquele toque a mais em quase toda receita. Além disso, ele é conhecido pelo seu poder medicinal por ser altamente rico em vitamina C, assim como outras frutas cítricas. Ainda assim, muita gente começou a atribuir a essa fruta alguns benefícios que podem não ser dela. E pior: repetem o discurso como se a informação fosse correta, ajudando a propagar uma ideia falsa. Será que você sabe quais são os mitos e verdades do limão?
O limão é desintoxicante: Verdade
Alimentos detox são conhecidos por ajudarem a limpar o organismo de determinadas toxinas. Mas você sabia que esse é um processo natural do nosso corpo? De acordo com a nutricionista Caroline Miranda, ele serve para excretar substâncias estranhas. “Todas as células, de todos os tecidos do nosso corpo fazem detoxificação. Os principais são: pulmões, epitélio nasal, rins, trato digestivo, fígado, cérebro, células imunológicas, adrenais, pele e placenta, sendo fígado responsável por 60 a 65% e o intestino 20% do processo”, diz.
Mas então, o que isso tem a ver com o limão? Simples: alguns alimentos dão uma espécie de suporte aos sistemas de detoxificação que já estão presentes no organismo. E sim, essa fruta é uma delas. Não é à toa que ela é muito utilizada como ingrediente em sucos verdes ou outras receitas detox. “O limão é um dos alimentos que possui d-limoneno e mormilina. Em estudos, essas substâncias mostraram capacidade de inibir a formação de tumores”, afirma Caroline Miranda, que lembra que ele é também um ótimo antioxidante.
Limão é bom para a digestão: Verdade
O seu estômago possui um ambiente ácido, assim como o próprio limão! Portanto, não pense que a digestão pode ser prejudicada caso você o consuma, pelo contrário: ele é justamente indicado para quem não quer ficar com aquela sensação de inchaço na região da barriga. “O limão estimula a secreção de ácido clorídrico, que é responsável por uma etapa do processo digestivo. Graças a ele, enzimas são ativas no estômago para realizarem uma boa digestão de parte dos grupos alimentares”, explica Caroline Miranda.
Limão é ruim para a gastrite: Mito e verdade
Mas se o limão é bom para a digestão, como ele pode ser ruim para a gastrite, que é justamente uma inflamação estomacal? Bem, embora muitos acreditem que a fruta não é indicada para quem sofre com esse problema, isso não é necessariamente uma verdade, como explica a nutricionista Caroline Miranda. “Algumas pessoas com problemas com estomacais possuem sensibilidade ao limão e às demais frutas, e isso deve ser respeitado. Porém, não é regra! Por isso o acompanhamento nutricional para este quadro é fundamental”, completa.
O ideal é tomar em jejum suco de um limão sem açúcar: Mito
Se o limão é bom para a digestão, qual o sentido em tomar o seu suco quando a pessoa ainda está de barriga vazia? Caroline Miranda considera o almoço um dos melhores momentos para consumir a bebida, embora ela possa vir acompanhada de qualquer refeição. Além disso, cada organismo é diferente do outro, o que significa que para alguns tomar o suco em jejum pode ser positivo, mas isso não deve ser uma regra. Ao mesmo tempo, o açúcar pode e deve ser deixado de lado no preparo do suco. “O ideal é não acrescentá-lo para adoçar justamente por ele ter uma ação contrária às propriedades positivas do limão”, afirma a nutricionista.
Água morna com limão emagrece: Mito
Se você estava procurando uma receita milagrosa para emagrecer é melhorar desistir, pois ela não existe. O que faz muita gente acreditar que o limão ajuda a perder peso são dois fatores. O primeiro deles é o fato de ele ser digestivo, o que evita aquele inchaço na barriga e pode causar a falsa sensação de que a pessoa está mais leve. O segundo é que é muito rico em vitamina C, que ajuda na absorção de ferro no organismo. Esse mineral, por sua vez, aumenta o metabolismo, o que pode ajudar no processo de emagrecimento caso a pessoa faça exercícios.
“De forma isolada, não existe nenhum alimento responsável por emagrecer ou engordar ninguém! Essas são consequências de um conjunto de fatores, por isso, se ele associado a uma alimentação equilibrada nutricionalmente trará inúmeros benefícios por auxiliar no processo de detoxificação”, conclui Caroline Miranda. (conquistesuavida)