O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta sexta-feira (6), duas medidas provisórias para ajudar moradores e empresas atingidos pelas enchentes e deslizamentos na Zona da Mata de Minas Gerais.
As medidas, que serão publicadas em edição extra do Diário Oficial da União, seguem o modelo de assistência utilizado anteriormente após desastres no Rio Grande do Sul.
A primeira MP prevê o pagamento de um auxílio de R$ 7.300 por família, em parcela única, destinado a moradores de municípios que tiveram estado de calamidade pública reconhecido e que tiveram as casas atingidas pelos desastres. O pagamento será feito pela Caixa Econômica Federal.
Além disso, o governo também anunciou a utilização do programa Compra Assistida, que permite a compra direta de imóveis para famílias que perderam suas residências.
Já a segunda medida cria uma linha de financiamento de R$ 500 milhões voltada a empreendedores e empresas afetadas na região. O objetivo é ajudar na reconstrução de estabelecimentos comerciais e na recuperação do capital de giro, com prioridade para micro e pequenos empresários.





