O presidente Lula criticou hoje quem considera gasto o reajuste salarial de servidores públicos. Em discurso, em Araraquara, o presidente disse que é preciso saber o que é gasto e o que é investimento. Assim, defendeu que se o funcionário está feliz pode produzir o dobro. E afirmou ser proibido no governo chamar de gasto o que é investimento.
“É preciso mudar o discurso. É preciso saber o que é gasto e o que é investimento. O governo federal não pode dar aumento para os funcionários porque é gasto. Quando as empresas dão aumento para os seus funcionários, por que elas dão? Porque elas sabem que o funcionário precisa de aumento para trabalhar mais feliz. Então não é gasto, não. É investimento que ela está fazendo na melhoria da sua produção. Por que o governo, quando aumenta médicos, quando aumenta detidos, quando aumenta uso, é gasto? Não! Salário não é gasto, é investimento. Porque se a pessoa estiver trabalhando feliz e motivada, ela produz um dobro, ela se dedica muito mais e ela vai publicar toda sua tarefa. Então, no nosso governo, é proibido falar a palavra gasto em coisas que é investimento”.
A fala do presidente vem em meio às negociações com categorias de servidores públicos federais que estão em greve há cerca um mês e meio pedindo reajuste salarial. Dentre as categorias, estão de professores e técnicos de universidades públicas. As negociações estão sendo feitas por meio do Ministério da Gestão e Inovação. Governo tenta conceder reajuste salarial apenas a partir do ano que vem, aumentando agora apenas auxílios como vale-alimentação e transporte, por exemplo, enquanto parte dos servidores quer aumento salarial já este ano.
Fonte: CBN