Nesta quinta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecorou o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria do Brasil.
A homenagem, realizada no sítio onde Mujica vive na zona rural de Montevidéu, reconheceu sua “incansável luta pelo melhor da América Latina e do mundo”.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Lula exaltou Mujica como “um exemplo para todos nós”. “Essa medalha estou entregando a Pepe Mujica. Não pelo fato de ele ter sido presidente do Uruguai. É pelo fato de ele ter sido companheiro”, declarou o presidente brasileiro, antes de abraçar e beijar a cabeça do ex-líder uruguaio.
O evento contou com a presença de Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai, que pertence ao mesmo partido de Mujica, o Frente Ampla. Orsi venceu as eleições deste ano com apoio de Mujica, superando o candidato da direita, Álvaro Delgado, do Partido Nacional.
Mujica, conhecido mundialmente por seu estilo de vida humilde e visão progressista, liderou o Uruguai de 2010 a 2015.
Durante seu governo, aprovou importantes leis como a descriminalização do aborto (2012), o casamento igualitário (2013) e a legalização da maconha (2013), consolidando o país como uma referência em políticas progressistas na América Latina.
Apesar de enfrentar desafios de saúde recentemente, incluindo o diagnóstico de um tumor no esôfago em abril e internações sucessivas, Mujica, aos 89 anos, parece ter superado a doença, segundo sua equipe médica.
Lula esteve no Uruguai para participar da cúpula do Mercosul, que culminou com a assinatura de um histórico acordo comercial entre o bloco e a União Europeia, após mais de 25 anos de negociações.