O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, na última quarta-feira (21), duas leis que celebram importantes manifestações culturais brasileiras. A primeira institui o Dia Nacional do Brega, a ser comemorado anualmente em 14 de fevereiro, data de nascimento do cantor Reginaldo Rossi, ícone do gênero e conhecido como o “Rei do Brega”. A segunda reconhece oficialmente o Carnaval de Pernambuco como manifestação da cultura nacional.
De autoria do deputado Pedro Campos (PSB-PE), o projeto que homenageia Rossi destaca a trajetória do artista, que saiu de uma origem humilde para se tornar um dos maiores representantes do brega no país. “Rossi é um exemplo inspirador de como a música pode transformar vidas e transcender barreiras sociais”, destaca o texto da nova lei.
Já o Projeto de Lei 423/2023, proposto pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), reconhece a riqueza e diversidade do Carnaval pernambucano, que se expressa por meio de diferentes tradições culturais, como o frevo, o maracatu e os blocos de rua. “A folia na terra do frevo reúne pessoas de todas as classes, gêneros e etnias, celebrando com liberdade artística algumas das mais antigas manifestações culturais do país”, ressaltou a senadora.
Com as novas leis, o governo reforça o reconhecimento e a valorização de expressões culturais que fazem parte da identidade brasileira.