Os gêmeos Noah e Maria Flor, filhos do analista financeiro Marcelo das Neves Júnior, foram gerados no útero da avó, mãe de Marcelo, Valdira das Neves, de 45 anos. Os bebês nasceram nesta terça-feira(3) em Ribeirão Preto. Noah precisou ser levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para ganho de peso – ele nasceu com 2,190 kg.
Marcelo é homossexual e sempre sonhou em ser pai. Para realizar o desejo do filho, a professora aceitou ser sua “barriga solidária”. O desejo foi realizado por meio de uma inseminação artificial com os espermatozoides de Marcelo e os óvulos de uma doadora anônima.
Valdira contou que sempre quis ter um segundo filho depois de Marcelo, mas não conseguiu por falta de recursos. Aos 41 anos, ela perdeu um bebê recém-nascido e decidiu procurar uma clínica de fertilização.
Suas chances de engravidar eram muito baixas devido à idade e seus problemas na tireoide. Foi assim que Marcelo sugeriu que sua mãe fosse sua barriga solidária com os óvulos de outra mulher.
Anderson Melo, ginecologista que acompanhou a gestação, contou que a maior dificuldade encontrada foi conseguir fixar o embrião no útero de Valdira. Segundo o médico, o endométrio – parede do útero – da professora era muito fino, mas o problema foi solucionado com medicamentos. Foram necessárias quatro tentativas para que, em janeiro de 2019, a fecundação fosse bem-sucedida. (CLAUDIA)