Mãe de apresentador da Globo foi escravizada no Recôncavo Baiano

Manoel Soares se emocionou ao contar história da matriarca

(Reproduçã / YouTube - Redes sociais)

O apresentador Manoel Soares, da Globo, revelou durante podcast Quem Pode, Pod, no YouTube, que sua mãe foi escravizada e vendida nos anos 60 no Recôncavo Baiano. O jornalista afirmou que a idosa foi vendida e comprada por senhores no passado e que até a orelha da mãe foi cortada.

Ele fez uma comparação falando que a mãe dele é a única mulher que ele conheceu que viveu a escravização e ainda viveu para contar história em uma época de redes sociais. Segundo Manoel, a senhora tem vários traços de violência que sofreu durante a época em que foi escravizada e que a orelha teve um pedaço rasgado pelos donos.

“Eu me lembro do patrão da minha acochando ela, e ela… Me lembro da minha mãe chegando em casa chorando porque a mulher deu um monte de escovas [de dentes] usadas e disse: ‘é só você colocar na água quente dá para eles [os filhos de Ivanete] usarem’. Minha mãe em casa chorando, quebrando as escovas de dentes e no outro dia tendo que ir trabalhar. Isso é o que eu sei. Fora todo o assédio sexual, assédio moral porque minha mãe sempre foi uma mulher bonita”, comentou. (Correio)

google news