A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) registrou inadimplência em 491 mil casas, no primeiro semestre deste ano.
De acordo com a Embasa, a quantidade representa 12,04% dos 4.084.034 imóveis distribuídos nos 366 municípios em que a empresa de saneamento presta serviço. Ao todo, a Bahia tem 417 cidades.
Segundo a empresa, o mesmo período do ano passado, este percentual foi de 13,67%. Quanto à quantidade de cortes no fornecimento de água, foi realizado um total de 226 mil cortes no primeiro semestre deste ano.
A Embasa explicou, no entanto, que esse número é redundante, já que um mesmo imóvel pode ter sido alvo de dois ou mais cortes.
O corte é direcionado de acordo com a análise do perfil de adimplência, para clientes com mais de 30 dias em atraso, após a entrega do aviso de suspensão, que disponibiliza mais um prazo de 30 dias para pagamento.
Antes do corte, segundo a Embasa, os clientes são procurados para regularização da situação através de ações administrativas como: SMS, telecobrança e negativação. (G1)