O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), desistiu de sua pré-candidatura à Presidência. Ele vai tentar disputar uma vaga para o Legislativo. A decisão foi tomada em conversa com o presidente do Democratas (DEM), ACM Neto, segundo apurou a CNN com integrantes da legenda.
A informação foi confirmada por Luciano Bivar (PSL-PE), presidente do PSL e que irá comandar o União Brasil, legenda que surgirá com a fusão do partido com o DEM.
“O Mandetta declinou e pretende sair candidato para o Senado ou Câmara no Mato Grosso do Sul. Nós queremos sair com uma candidatura própria, mas não descartamos fazer composições”, disse Bivar.
Com a desistência de Mandetta, o União Brasil fica sem postulantes ao Planalto. Além do ex-ministro, se colocavam como presidenciáveis o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o apresentador de TV, José Luiz Datena. Os dois decidiram, porém, se filiar ao PSD. Pacheco segue como pré-candidato ao Planalto. Datena pretende tentar uma vaga no Senado.
Mandetta é entusiasta de uma candidatura da terceira via e fez gesto público a Sergio Moro ao comparecer à cerimônia de sua filiação ao Podemos.
Dentro do União Brasil, no entanto, uma ala advoga para que a legenda não se comprometa com qualquer candidatura e libere os filiados a formar palanques regionais de acordo com seus interesses. (CNN)