Marinha confirma manchas de óleo em Jauá e Abrantes

-
Foto : Divulgação/ Marinha

A Marinha confirmou, na manhã de hoje (11), a localização de resíduos oleosos nas praias de Jauá e Abrantes. De acordo com o Comando do 2º Distrito Naval, estes foram os pontos mais sul já registrados até então. Segundo a Marinha, amostras do material foram recolhidas para análise no Instituto de Estudos do Mar “Almirante Paulo Moreira” (IEAPM), localizado em Arraial do Cabo (RJ).

Todas as ações são coordenadas com o Ibama, Polícia Federal, Força Aérea Brasileira, Petrobras, além de instituições estaduais e municipais. São empenhados 1.583 militares, cinco navios, uma aeronave, além de embarcações e viaturas.

A origem do óleo ainda é investigada. Após uma triagem das informações do tráfego mercante, a Marinha notifica 30 navios-tanque de 10 diferentes países a prestarem esclarecimentos.

Recomendações

Também na manhã de hoje foram localizadas manchas nas praias de Piatã, do Flamengo e Jardim dos Namorados, em Salvador.  A prefeitura da capital baiana divulgou uma lista de recomendações para banhistas que estejam nas regiões atingidas. Confira:

1) Evite ir à praia, nadar ou praticar esportes aquáticos nas regiões afetadas; 

2) Se encontrar algum animal ferido ou em contato com óleo, ligue para Polícia Ambiental (190) ou Guarda Civil Municipal (3202-5312); 

3) Agentes de limpeza da prefeitura estão de plantão 24h em todas as praias de Salvador. Use o Disque 156 para acionar o serviço

4) Em caso de reação alérgica ao toque ou ingestão do óleo, procure uma unidade básica de saúde.

(Metro1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui