Há pouco mais de um ano, o pastor Max Lucado foi diagnosticado com um aneurisma de aorta ascendente, e desde então vem lutando com a doença em si e com o desafio psicológico. Agora está compartilhando como essa experiência o empurrou para mais perto de Deus.
O veterano pastor e escritor afirmou que não “deu o melhor exemplo” logo que recebeu o diagnóstico: “No que diz respeito a lidar com a ansiedade, eu realmente desci”.
O aneurisma da aorta ascendente é definido pela medicina como um “abaulamento anormal e enfraquecimento da aorta no ponto antes da curva”. No caso de Lucado, o aneurisma é “bastante grande”, disse ele, com “cerca de dois centímetros a menos do que exigiria uma cirurgia cardíaca aberta”.
“Tenho 67, quase 68 anos. E finalmente estou aceitando o fato de que não estou ficando mais jovem. Aprendo devagar. Fiquei pensando: ‘Vou evitar todos esses grandes problemas de saúde’. Então, nos primeiros dois ou três dias, foi realmente um alerta”, relembrou, em entrevista ao portal The Christian Post.
Esse diagnóstico veio em uma segunda-feira, e na quinta-feira seguinte, após dias sofrendo com a ansiedade, algo milagroso aconteceu: “Eu realmente senti, de uma forma sobrenatural uma manhã… eu senti isso melhorar. E não é que fui curado, porque não fui, mas o medo ou a ansiedade foram aliviados. E atribuo isso ao Espírito Santo. Busquei oração e recebi oração, e assim posso dizer agora honestamente que não vivo com medo disso”.
A situação ainda não é fácil, já que Max Lucado diz estar sofrendo com mudanças de humor “severas” devido à medicação, algo que para ele é uma experiência nova: “Sempre fui um cara muito despreocupado. Mas quando comecei a tomar esse betabloqueador, fiquei meio triste”.
Presença consoladora
Através da dor do momento, o pastor conta que aprendeu a se apoiar no poder do Espírito Santo e pedir ajuda a Deus, e todo esse quebrantamento o levou a sentir maior compaixão também pelos outros que lutam:
“Nesse sentido, tem sido uma bênção porque me fez estar mais consciente de me apoiar mais no Espírito Santo, e também me fez ser mais compassivo com as pessoas que lutaram contra mudanças de humor ou depressão, seja leve ou grave […] Fui poupado dessa luta [com a depressão] em particular. Mas agora sou muito mais compassivo com uma pessoa que passa por isso que ela pode estar sentindo”.
Escritor nato, Max Lucado transformou esse aprendizado em um novo livro, aprofundando o relato das experiências vividas com o Espírito Santo em consonância com a Bíblia Sagrada.
Help is Here: Finding Fresh Strength in the Presence and Power of the Holy Spirit (“A ajuda está aqui: Encontrando Nova Força na Presença e Poder do Espírito Santo”, em tradução livre) traz a visão da atuação consoladora do Espírito Santo e o incentivo do pastor aos leitores a confiarem no poder, liberdade e conforto que Ele traz – algo descrito no livro como desesperadamente necessário, pois os níveis de doença mental, exaustão e estresse continuam aumentando nesse contexto de pós-pandemia.
“Estamos desgastados, absolutamente exaustos”, disse o pastor. “[Estatísticas apontam] que quase nove em cada dez pessoas que você vê andando na rua sentem estresse. Não é assim que devemos viver. Então o Espírito dá vida; a carne não ajuda em nada. Preciso de ajuda de fora, ajuda de cima”, finalizou.
Gospel Mais / Tiago Chagas