No vídeo desta semana da série ‘Longevidade Saudável’, o médico Dr. Euvaldo Rosa alertou sobre a hiponatremia conhecida como baixa concentração de sódio no sangue.
Segundo o especialista, “a hiponatremia é um transtorno que se caracteriza pelos baixos níveis de sódio no sangue. A hiponatremia acontece em função de um desequilíbrio entre a absorção e a excreção de sódio e água, e à proporção que nós envelhecemos o organismos vai perdendo a capacidade de manter este equilíbrio está aí a importância deste tema principalmente na população idosa”, explicou.
Existem algumas condições que facilitam o surgimento da hiponatremia, entre elas, segundo o especialista um dos principais fatores são os problemas ligados a retenção de líquidos.
- Comandante Valdecy destaca atuação do Corpo de Bombeiros Civil e celebra representatividade feminina no São João de SAJ
- Gustavo Mello celebra retorno ao São João de Santo Antônio de Jesus e destaca novo projeto autoral
- ACM Neto apresenta propostas para segurança pública e alfineta gestão de Jerônimo: "Falta governador na Bahia para enfrentar crime"
“Todas as condições onde existe uma maior retenção de líquidos pelo nosso organismo, a exemplo da insuficiência cardíaca, da insuficiência renal, insuficiência hepática, elas aumentam a possibilidade dos níveis baixos de sódio no sangue. Outras condições são as doenças neoplásicas o uso de drogas”, disse.
Sintomas
Os principais sintomas da falta de sódio no sangue estão ligados a problemas neurológicos.
“Quanto mais baixos os níveis de sódio, mas os sintomas são evidentes. Predomina os sintomas neurológicos, porque a hiponatremia leva a um edema cerebral, e como o cérebro está em um caixa cerebral que não se expande, normalmente causa náusea, vômitos, cefaleias, irritabilidade,m mudança de comportamento, alteração no sensório“, esclareceu.
Reportagem: Voz da Bahia





