Médico cardiologista Dr. Euvaldo Rosa alerta sobre os risco da hiponatremia

0
139
-

No vídeo desta semana da série ‘Longevidade Saudável’, o  médico Dr. Euvaldo Rosa alertou sobre a hiponatremia conhecida como baixa concentração de sódio no sangue. 

Segundo o especialista, “a hiponatremia é um transtorno que se caracteriza pelos baixos níveis de sódio no sangue. A hiponatremia acontece em função de um desequilíbrio entre a absorção e a excreção de sódio e água, e à proporção que nós envelhecemos o organismos vai perdendo a capacidade de manter este equilíbrio está aí a importância deste tema principalmente na população idosa”, explicou. 

Existem algumas condições que facilitam o surgimento da hiponatremia, entre elas, segundo o especialista um dos principais fatores são os problemas ligados a retenção de líquidos.

“Todas as condições onde existe uma maior retenção de líquidos pelo nosso organismo, a exemplo da insuficiência cardíaca, da insuficiência renal, insuficiência hepática, elas aumentam a possibilidade dos níveis baixos de sódio no sangue. Outras condições são as doenças neoplásicas o uso de drogas”, disse.

Sintomas

Os principais sintomas da falta de sódio no sangue estão ligados a problemas neurológicos.

“Quanto mais baixos os níveis de sódio, mas os sintomas são evidentes. Predomina os sintomas neurológicos, porque a hiponatremia leva a um edema cerebral, e como o cérebro está em um caixa cerebral que não se expande, normalmente causa náusea, vômitos, cefaleias, irritabilidade,m mudança de comportamento, alteração no sensório“, esclareceu.

Reportagem: Voz da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui