Gastro do Hospital Incar fala sobre importância do ‘Setembro Verde’ para a prevenção do câncer de colorretal

-
Foto: Voz da Bahia

O Voz da Bahia entrevistou em sua Live das 12h30, o médico gastroenterologista do Hospital Incar de Santo Antônio de Jesus, Dr. Valter Luz, que falou sobre a campanha Setembro Verde que tem como objetivo a prevenção e diagnóstico do câncer colorretal.

Durante a entrevista, o Dr. Valter contou sobre a importância da prevenção através dos exames, como começa a maioria parte dos canceres de intestino, além de comentar sobre os índices de cura, “um dos fator de risco mais importante para este caso é a idade, para pessoas de 40 a 80 anos, o fator praticamente dobra. O câncer costuma ser assintomático até chegar em estágios avançados, é por isto que tem que buscar a prevenção desde cedo. Os sintomas são alteração no hábito intestinal ou abdominal, perda de peso, anemia inexplicada”, disse.

Segundo o médico, os pólipos intestinais, que são lesões na parede interna do intestino, seria o inicio de casos de câncer colorretal, “o pólipo é uma lesão pré-maligna. Há a necessidade de ressecar e evitar a progressão para câncer. Cerca de 90% dos canceres intestinais acontecem por causa dos pólipos. Cada caso deve ser avaliado individualmente, cada detalhe. O pólipo não é um câncer, por isto, quanto mais precoce o diagnostico, melhor o índice de cura”, falou.

Dr. Valter pontuou também sobre a importância da realização do exame de colonoscopia, que deve ser feito junto com outros exames fundamentais com a chegada da melhor idade, “na população geral, homens e mulheres a partir de 45 anos devem fazer exames, na mesma faixa etária que os exames de mama e o de próstata”, concluiu.

Confira a entrevista completa:

Reportagem: Voz da Bahia