O mel produzido na fazenda-escola do Centro Universitário UNIRB, está sendo utilizado para produção de cosméticos. No local, os alunos praticam o manejo produtivo das abelhas e o mel produzido é utilizado na indústria de cosméticos Ewwá.
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da instituição, Francianne Santos, fala sobre a importância da apicultura. “A apicultura é uma extensão para os estudantes do curso de Medicina Veterinária, com o objetivo de oferecer aprendizados apícolas na prática, afim de oportunizar o conhecimento completo. No campo de estágio, sob supervisão dos profissionais formados na área, os estudantes são preparados para exercer a atividade em qualquer circunstâncias”, disse.
De acordo com o médico veterinário José Mendes, por meio do estágio na fazenda escola, os alunos aprendem a fazer as revisões das colmeias, observação de realeiras, estado populacional do enxame, manejo, separação dos ninhos da melgueira, preparo da alimentação artificial, identificação do momento ideal para a colheita do mel e pólen para análises e extração do produto para consumo.
Rico em propriedades antioxidantes e aminoácidos que auxiliam no tratamento do couro cabeludo, o mel extraído pelos estudantes é direcionado a indústria de cosméticos Ewwá para a produção dos produtos capilares, cremes hidratantes e sabonetes, que serão comercializados.
De acordo com Amanda Santana, gestora de desenvolvimento de produtos, dentro da indústria o extrato do mel é testado, analisado e em seguida, aplicado junto composição dos produtos para a verificação da consistência e sua qualidade. “Por sua ação umectante, ativo mel é indicado para todo tipo de cabelo e ajuda especificamente os danificados, ondulados, cacheados e crespos ou couro cabeludo com problemas dermatológicos como psoríase e eczema. Os fios com curvatura são naturalmente mais frágeis que os lisos, nesses casos, o ativo mel dá excelente resposta permitindo nutrição adequada ao cabelo”, pontua. (BN)