Mercado reduz previsão de crescimento do PIB; resultado é contrário a Paulo Guedes

0
55
-
Foto: Edu Andrade/Ministério da Economia

Projeção de crescimento do PIB do Brasil em 2020 reduziu de 2,07% para 2%. O resultado contrário a expectativa do ministro Paulo Guedes, que no final da semana passada chegou a firmar que esperava expansão de 2,5% da economia no próximo ano. Com informações do Boletim Focus desta segunda (16).

Para o ano de 2019, a previsão de crescimento do PIB ficou estável em 0,87%. O Focus — — pesquisa sobre os principais indicadores macroeconômicos feita semanalmente pelo Banco Central com as principais instituições financeiras do país — , também projeta a taxa básica de juros em 5% ao final do ano.

- Anúncio -

Atualmente, a Selic está em 6% e o Comitê de Política Econômica do Banco Central reune-se nesta semana para decidir se corta ou não os juros.
Ainda para este ano, o mercado reforçou as tendências de alta do dólar e queda da inflação. A previsão para a moeda norte-americana é fechar o ano em R$ 3,90 — na semana passada, a expectativa era R$ 3,87%. Já a inflação medida pelo IPCA passou de 3,54% para 3,45% — a sexta semana consecutiva de retração.

(Bahia.ba)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui