Mesmo sem acontecer o Carnaval baiano devido à pandemia do Coronavírus, a dúvida sobre como ficará o funcionamento do comércio durante esse período é grande entre os comerciários. Por conta disso, Natália Mercês, presidente do Sindicato em entrevista a Recôncavo FM esclareceu essas dúvidas.
Segundo Natália, há uma Convenção Coletiva com 40 cláusulas onde faz a negociação do salário através de Assembleia, além de proteger o Dia do Comerciário, “é uma conquista de muitos anos que o Sindicato conseguiu para a categoria de trabalhadores do comércio de Santo Antônio e há dois anos acontece essa troca pela segunda de Carnaval. Quando fez a troca optamos pela segunda e terça, então na cláusula ela é bem clara, é a cláusula 35 da Convenção Coletiva onde diz que o Dia do Comerciário é 30 de outubro, porém, a comemoração será na segunda de carnaval e aí tem a data 15 de fevereiro de 2021”, diz.
Natália ainda esclarece que todo o comércio e supermercados fecham na segunda de carnaval, “está mantido o dia do comerciário na segunda de carnaval mesmo não tendo as comemorações”, reforça.
Sobre a terça-feira (16), a presidente dos comerciários explica que também está garantida na Convenção no parágrafo segundo, “lá diz que também o comércio será fechado na terça (16), então na segunda e terça está mantida a folga dos trabalhadores do comércio de Santo Antônio de Jesus”, pontua.
Para quem trabalha nos supermercados, Natalia explica que a cláusula esta na seguinte forma, “os supermercados vão poder funcionar no domingo (14) até às 14 horas e na terça (16), porém, o trabalhador que trabalhar no domingo, não pode ser escalado para terça”, esclarece.
Veja o print do acordo feito entre os Sindicato dos Comerciários e o SINCOMSAJ (Sindicato do Comércio Varejista de Santo Antônio de Jesus):
Redação: Voz da Bahia