México vai voltar a isentar brasileiros da exigência de visto, afirma ministro

Informação foi revelada, nesta quarta-feira (24), em uma audiência na Câmara dos Deputados

Foto: Reprodução, redes sociais/Itamaraty

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o governo do México vai retornar com a isenção da exigência de visto para viajantes brasileiros. A informação foi revelada, nesta quarta-feira (24), em uma audiência na Câmara dos Deputados.

De acordo com Vieira, ele se encontrou pessoalmente com autoridades do México para abordar o fim da exigência. A medida ocorre após o país decidir cobrar, unilateralmente, vistos de brasileiros que vão à região. Não foi informado quando a decisão entrará em vigor.

“Estive no México há coisa de um mês, negociei com o ministro Marcelo Ebrard e pedi que examinasse a questão da renovação de nosso acordo anterior, senão teríamos que impor também vistos aos mexicanos. A reação foi muito positiva. Estamos em plena negociação. Vão ser suspensos também, sempre provocado pela exigência de reciprocidade, os vistos dos brasileiros que viajam ao México”, disse o ministro.

O México se junta ao Japão na relação de países que vão isentar brasileiros da exigência de visto. No país asiático, o visto será dispensado para turistas com viagens de curta duração. Segundo o chefe da pasta, a política de vistos deve ser feita na base da reciprocidade.

“Lutar pela reciprocidade é muito importante. A reciprocidade tem a ver com a dignidade dos brasileiros que viajam. Há países em que esperam um ano e se paga U$ 200?, afirmou. (bahia.ba)

google news