O Ministério da Cultura (MinC) abriu nesta quinta-feira (22) as inscrições para o edital que selecionará 350 empreendedores culturais e criativos para compor a delegação brasileira na 4ª edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), que ocorrerá de 3 a 7 de dezembro de 2025, em Fortaleza, no Ceará.
Reconhecido como um dos principais eventos da economia criativa no país, o MICBR promoverá uma ampla programação com atividades de formação, rodadas de negócios, mentorias, showcases, mesas de debate, conferências e ações culturais. As inscrições devem ser realizadas até 23 de junho na plataforma Mapa da Cultura.
De acordo com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o MICBR é um instrumento estratégico para fomentar o setor cultural. “A cultura é estratégica para a geração de emprego e renda, movimenta a economia e tem impacto altamente positivo no Produto Interno Bruto”, destacou.
O edital contempla os segmentos de Áreas Técnicas; Artes Visuais; Artesanato; Audiovisual e Animação; Circo; Dança; Design; Editorial; Hip Hop; Jogos Eletrônicos; Moda; Museus e Patrimônio; Música; e Teatro.
Esta edição traz como novidade a inclusão do setor de artes visuais nas rodadas de negócios, além de uma programação voltada exclusivamente a empreendedores iniciantes.
Serão selecionados 70 compradores, 210 vendedores sêniores (com mais de três anos de atuação) e 70 vendedores novatos (com até três anos de experiência). Para cada segmento, o edital prevê a escolha de cinco compradores, 15 vendedores experientes e cinco iniciantes, com distribuição regional equilibrada para os ofertantes.
Os selecionados terão apoio financeiro, proporcional à região de origem, para cobrir despesas com transporte, hospedagem e alimentação. O pacote inclui também isenção da taxa de participação, capacitação prévia on-line e inserção no Catálogo de Empreendedores 2025.
O evento é realizado pelo MinC em parceria com o governo do Ceará e a prefeitura de Fortaleza. Conta ainda com o apoio de instituições como o Sebrae, ApexBrasil, Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e Fecomércio-CE.
Segundo o secretário de Economia Criativa do MinC, Henilton Menezes, a expectativa é superar os resultados anteriores. “O Mercado é uma potência, acelera negócios, estimula contatos e rende resultados impactantes. Em 2023, foram mais de 2,5 mil rodadas de negociação e uma expectativa de até R$ 70 milhões em negócios”, afirmou.
A última edição, realizada em Belém, no Pará, contou com a participação de 424 empresas e reuniu cerca de 8 mil pessoas em suas atividades artísticas e formativas.
A diretora de Desenvolvimento Econômico da Cultura do MinC, Andrea Guimarães, reforça que o evento é parte de uma política pública estruturante. “Queremos ampliar a profissionalização e a circulação de bens e serviços culturais brasileiros, tanto internamente quanto no mercado internacional”, disse.