Ministério da Saúde decide usar avião que buscaria vacinas na Índia para entrega de oxigênio em Manaus

Foto: divulgação / Ministério da Saúde

Por determinação do Ministério da Saúde, o avião que seria usado para buscar as 2 milhões de doses de vacinas da AstraZeneca/Oxford, na Índia, será utilizado para transportar cilindros de oxigênio aos hospitais de Manaus, no Amazonas, neste sábado (16/1).  A capital amazonense vive um colapso no sistema de saúde pelo aumento de casos de coronavírus. 

Em nota oficial, o Ministério da Saúde informou que a aeronave da Azul Linhas Aéreas A330neo, que estava em Recife, no Pernambuco, foi enviada até Campinas (SP), para carregamento de cilindros de oxigênio que serão transportados a Manaus. “A aeronave levará a capacidade máxima para esse tipo de carga. O pedido foi feito pelo Ministério da Saúde a fim de abastecer as unidades de saúde da região”, informou a pasta.

A decisão do ministério veio após o fracasso nas negociações entre o Brasil e a Índia para a importação do imunizante. De acordo com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastava,  é “muito cedo” para falar sobre exportação de vacinas para outros países. A resposta das autoridades indianas frustrou os planos do governo federal, que pretendia começar a vacinação já na próxima semana com o imunizante de Oxford. (Aratu)

google news