Ministério de Minas e Energia recomenda que o horário de verão não retorne em 2024

Expectativa de boas chuvas e reservatórios em níveis adequados motivam a decisão, mas cenário para o próximo ano ainda está indefinido

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Ministério de Minas e Energia deve sugerir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que o horário de verão não seja retomado este ano. O anúncio oficial está previsto para a tarde desta quarta-feira (16).

A avaliação do Ministério indica que as previsões meteorológicas melhoraram, com expectativas de chuvas suficientes para garantir níveis adequados nos reservatórios até o final do ano. Apesar dessa perspectiva positiva, ainda não há uma decisão definitiva sobre a retomada da medida em 2025, conforme informações de fontes da CNN.

Na última terça-feira (15), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou dados complementares sobre a viabilidade de adiantar os relógios em uma hora. Entretanto, a palavra final sobre o tema será do presidente Lula.

Já na semana passada, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, havia sinalizado que uma eventual mudança no horário só seria considerada se fosse absolutamente necessária.

google news