Fontes de segurança do Iraque informaram que dois mísseis atingiram neste sábado (4) a Zona Verde, região de Bagdá, no Iraque, onde ficam prédios do parlamento, de ministérios de algumas representações internacionais, como a embaixada dos Estados Unidos.
Um foguete caiu dentro da Praça da Celebração da Zona Verde e ninguém teria ficado ferido. Perto da base aérea do Iraque em Balad, que abriga militares norte-americanos, um outro ataque foi registrado, também sem vítimas. As informações foram divulgadas pelas agências de notícia Reuters e AFP.
Neste sábado, mais cedo, o governo dos EUA suspendeu os treinamentos militares dos soltados americanos da Otan que estão na capital iraquiana.
A cidade foi palco do funeral dos generais Abu Mahdi al-Muhandis, chefe de milícias no Iraque, e Qassim Suleimani, do Irã, ambos mortos em um ataque aéreo comandado pelos EUA na última quinta-feira (2). A cerimônia foi marcada por pedidos de vingança imediata e gritos de “morte aos EUA”.
A tensão só aumenta na região: na sexta-feira (3), iranianos no Iraque voltaram a ser alvo de ataque dos Estados Unidos. De acordo com uma fonte do Exército iraquiano, seis pessoas foram mortas e outras três ficaram feridas. (bahia.ba)