Um cabelo saudável, hidratado e com muito brilho. Esta aí uma coisa que muita gente quer, né? De tempos em tempos, viraliza por aí algum produto caseiro que promete fazer um verdadeiro milagre. O mais recente deles é o vinagre de maçã! A grande questão é saber se realmente funciona… Por isso, a CH conversou com dermatologistas para entender se as propriedades desse item que encontramos na cozinha realmente fazem bem para os fios.
É verdade! O vinagre de maçã possui diversas propriedades que podem beneficiar o cabelo. Por ter um pH menor e ser uma substância ácida, contribui para o fechamento das cutículas abertas, o que diminui o frizz e dá brilho. Além disso, a acidez do ingrediente ajuda no equilíbrio do pH dos fios, que deve variar entre 4,5 e 5,5 (um pH muito alcalino, acima de 7, pode deixar o cabelo ressecado e quebradiço). Mas não é só isso! O vinagre também tem ação antibacteriana e antifúngica, auxiliando na limpeza do couro cabeludo e até em alguns casos de caspa.
Quer testar? Misture uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água morna, aplicando nos fios após a lavagem e enxaguando depois de agir por cerca de 10 minutos. Ele é liberado para todos os tipos de cabelo, mas quem tem o couro cabeludo mais sensível ou com feridas deve evitar o uso, pois a acidez pode irritar ou piorar a lesão. Atualmente, alguns produtos específicos para o cabelo levam as propriedades do vinagre de maçã em suas fórmulas. E apesar da misturinha caseira não ser prejudicial, o mais indicado é usar estes itens que já foram testados, ok? (Capricho)