Moradores de Cachoeira, cidade do recôncavo baiano, foram filmados promovendo uma “guerra de espadas” na noite de terça-feira (23), véspera de São João.
Na ação, as pessoas utilizam fogos de artifício, artefatos que são variações mais potentes dos tradicionais buscapés, feitos de bambu, pólvora e limalha de ferro. Através das imagens, foi possível ver as pessoas pelas ruas soltando as espadas. Também houve aglomeração na cidade que possui mais de 20 casos confirmados de Covid-19, conforme último boletim da Sesab.
A guerra de espadas é tradicional nas cidades do interior da Bahia durante o São João. No entanto, por causa da pandemia, as prefeituras solicitaram que os moradores não soltassem fogos.
A prefeitura de Cachoeira, inclusive, publicou um decreto cancelando os festejos juninos e recomendando às pessoas que ficassem em casa.
Moradores de Cruz das Almas, outra cidade baiana que tem a guerra de espadas como tradição, também se aglomeram para soltar espadas durante pandemia. Entretanto o caso ocorreu na noite de domingo (21). (G1/Ba)