Uma extensa fila começou a se formar na noite desta segunda-feira (04) na Rua 7 de Setembro em frente a agência bancária da Caixa Econômica Federal (CEF) em Santo Antônio de Jesus. O objetivo dos moradores é sacar o auxílio emergencial de R$ 600. A ação contrária a recomendação de autoridades de saúde de distanciamento mínimo para frear a pandemia do novo coronavírus.
Na manhã de hoje, as filas para saque do auxílio amanheceram dobrando as esquinas do Centro da cidade (veja aqui). Mesmo após a prefeitura municipal montar um esquema para evitar aglomeração.
Para garantir a vaga, as pessoas usaram objetos para marcar o lugar na fila com bancos, capacetes, sacolas, entre outros objetos. Eles eram colocados nas setas fixadas no chão pela secretaria de trânsito do município.
Novo horário de atendimento
No domingo (3), a Caixa Econômica Federal anunciou a ampliação do horário de atendimento nas agências para os beneficiários poderem sacar o auxílio-emergencial. Os terminais do banco funcionam das 8h às 14h.
Os endereços das agências podem ser consultados no site da Caixa. Segundo o banco, desde 22 de abril, 1.102 unidades funcionam com o horário estendido.
A Caixa informou ainda, que para reduzir as filas e agilizar atendimentos, contratou mais 2.800 vigilantes e 389 recepcionistas em todo o Brasil.
Ao todo, são três calendários de pagamento diferentes:
Para quem se inscreveu para receber o Auxílio Emergencial através do aplicativo ou do site do programa,
Um segundo para os beneficiários que recebem o Bolsa Família;
E para os inscritos no Cadastro Único que não recebem o Bolsa Família e mulheres chefes de família.
Reportagem Voz da Bahia