O bicampeão mundial de basquete Amaury Pasos faleceu nesta quinta-feira (12), em São Paulo, um dia após celebrar seu aniversário de 89 anos. Ícone do esporte brasileiro, Amaury conquistou os títulos mundiais de 1959 e 1963 e foi medalhista olímpico, levando o bronze nos Jogos de Roma, em 1960, e Tóquio, em 1964. A causa da morte não foi divulgada.
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) divulgou uma nota de pesar, destacando a grandeza do ex-jogador: “É com profundo pesar e coração apertado que informamos a partida de Amaury Pasos, 89 anos, um dos maiores da história. Amaury partiu ao lado da família, deixando saudade imensa, mas a certeza de que seu legado e seus feitos são ETERNOS!”, publicou em suas redes sociais.
Amaury também brilhou no Corinthians, onde foi bicampeão brasileiro e conquistou três títulos paulistas entre 1966 e 1972. O clube alvinegro também homenageou o ex-atleta. “O Sport Club Corinthians Paulista lamenta o falecimento de Amaury Pasos, ídolo do Basquete Corinthiano, aos 89 anos. O Corinthians se une aos fãs, familiares e amigos neste momento de luto”, afirmou em comunicado.
Amaury Pasos é lembrado como um dos maiores nomes do basquete nacional e mundial, com um legado que transcende gerações.