Morre Paulo Câmera, ex-deputado estadual e referência na política baiana, aos 80 anos

Parlamentar por seis mandatos consecutivos, destacou-se por atuação em áreas como saúde, educação, infraestrutura e responsabilidade fiscal

Foto: Mateus Pereira/ GOVBA Na foto: Paulo Câmera, novo Secretário da SECTI Foto: Mateus Pereira/AGECOM

O ex-deputado estadual Paulo Francisco de Carvalho Câmera faleceu neste domingo (4), em Salvador, aos 80 anos. Natural de Itabuna, no sul da Bahia, ele será cremado às 16h no Cemitério Campo Santo, na capital baiana.

Com trajetória marcada pelo compromisso com a gestão pública, Paulo Câmera exerceu seis mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), entre 1995 e 2019.

Durante sua atuação parlamentar, foi reconhecido pela articulação política e pela defesa de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida no estado, com ênfase em saúde, educação e infraestrutura.

Na AL-BA, integrou a Mesa Diretora como 3º secretário e presidiu comissões de grande relevância, como Finanças e Orçamento e Defesa do Consumidor. Foi relator dos orçamentos estaduais e dos três Planos Plurianuais de Investimentos da Bahia, além de participar de Comissões Parlamentares de Inquérito, como as que investigaram o metrô de Salvador e escutas telefônicas ilegais.

Também atuou no Executivo estadual, ocupando os cargos de secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, secretário de Agricultura e presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), onde liderou ações voltadas à redução das desigualdades regionais.

Administrador público formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e com especialização na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Câmera foi defensor da transparência e da responsabilidade fiscal no uso dos recursos públicos.

Sua trajetória deixa como legado o compromisso com o serviço público e com a construção de uma Bahia mais justa e desenvolvida.

google news