O motor da lancha Nossa Senhora da Penha, que faz parte do sistema da travessia Salvador-Mar Grande, sofreu uma pane na manhã desta sexta-feira (9) e passageiros relataram um princípio de incêndio quando a embarcação trafegava pela na Baía de Todos-os-Santos. Ninguém ficou ferido.
De acordo com as testemunhas, a embarcação onde o problema ocorreu havia saído da ilha com destino à capital baiana.
A lancha partiu do terminal de Vera Cruz às 7h e ficou parada por cerca de 30 minutos em alto-mar. A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), responsável pela travessia, informou que a pane foi causada por um vazamento na bomba de óleo de um dos motores, já próximo ao Forte São Marcelo, em Salvador. O forte fica a cerca de 300 metros da costa e próximo ao terminal Náutico, no bairro do Comércio, onde as lanchas atracam.
Ainda de acordo com a Astramab, o motor parou por causa do incidente. A embarcação possui dois motores e seguiu até o Terminal Náutico de Salvador com o outro em funcionamento. Não houve danos graves à embarcação.
A Capitania dos Portos foi acionada para vistoriar a embarcação, que está atracada no Terminal Náutico de Salvador. Apesar da situação, a Astramab informou que o caso não atingiu o funcionamento das lanchinhas que fazem viagens por hora. A travessia será até as 18h, com saídas de embarcações de Mar Grande e a última viagem partindo de Salvador será às 19h30.
A travessia marítima entre Salvador e Mar Grande é muito utilizada pelos moradores da ilha, já que muitos deles moram na ilha e trabalham na capital baiana. O transporte foi marcado por uma tragédia no ano de 2017, quando, no mês de agosto, a lancha Cavalo Marinho I, que fazia a travessia, naufragou na Baía de Todos-os-Santos, cerca de 20 minutos após deixar o terminal marítimo de Vera Cruz. O caso aconteceu a cerca de 200 metros da costa e é considerada pela Marinha como a maior ocorrida nos últimos 20 anos no estado: ao todo, 19 pessoas morreram e 89 ficaram feridas. (G1)