A saída de Salvador pela rodoviária segue intensa na manhã desta sexta-feira, 24, feriado de São João. A expectativa é que 170 mil pessoas passem pelo terminal durante todo o dia para aproveitar a retomada dos festejos juninos em todo o estado. Já o embarque via Travessia Salvador-Mar Grande é considerado moderado, de acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab).
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA) disponibilizou mais de 400 horários extras, além dos 540 que já funcionam diariamente.
Para embarque nos ônibus é necessário que o passageiro apresente o comprovante de vacinação contra a Covid-19, seguindo o cronograma vacinal estabelecido para a sua idade. O uso de máscara é recomendável.
Já a travessia iniciou as operações às 5h e, até o momento, não foi preciso a abertura de horários extras, já que o fluxo nos dois terminais é normal. O último horário saindo de Mar Grande nesta sexta será às 18h. De Salvador, a última embarcação está programada para deixar o Terminal Náutico às 19h30.
Oito embarcações estão em operação no momento. As saídas ocorrem a cada 30 minutos e as condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos são boas, com ventos fracos e mar calmo.
A Travessia Salvador-Morro de São Paulo também ocorre de forma tranquila e os baianos e visitantes encontram vagas nos catamarãs para todos os horários, nos dois sentidos. De Salvador (Terminal Náutico), as próximas saídas vão ocorrer às 10h30 e 13h. Em Morro de São Paulo, os horários são 11h30 e 14h.
A viagem entre a capital e o Morro de São Paulo, que fica na Ilha de Tinharé, município de Cairu, é direta e os catamarãs fazem o percurso em cerca de 2h20. As passagens são vendidas nos guichês das concessionárias, no Terminal Náutico da Bahia.
A Astramab informou ainda que as escunas que operam o tradicional “Passeio às Ilhas” também estão em tráfego e começaram a sair do Terminal Náutico às 8h. O tour pelas ilhas inclui no roteiro paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica. O retorno a Salvador acontece às 17h30.