MPBA e SSP deflagram três operações contra policiais militares investigados por homicídios no sudoeste baiano

Operações “Anunciação”, “Faxina” e “Choque de Ordem” miram casos de mortes em intervenções policiais

Oito policiais militares foram alvo de três operações simultaneamente deflagradas pelo Ministério Público do Estado da Bahia na manhã desta terça-feira (17).

As operações ocorreram nos municípios de Jequié, Ilhéus e Lafaiete Coutinho e resultaram na prisão de dois policiais em Jequié e um em Ilhéus. Dois desses policiais foram presos em flagrante por posse de drogas.

As operações foram realizadas de forma integrada pelo MPBA, através dos grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Corregedoria da Polícia Militar e da Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral (Force).

Entre os materiais apreendidos estão simulacros de arma de fogo, armas, munições, dinheiro em espécie, celulares, aparelhos eletrônicos, balança de precisão e drogas, que são objetos de interesse das investigações.

Uma das operações, chamada “Anunciação”, investiga as circunstâncias da morte de Joelson Macedo dos Santos Gomes, ocorrida em fevereiro de 2023.

A operação “Faxina” visa esclarecer a morte de Eric Pereira Maciel, ocorrida em janeiro de 2024. Já a operação “Choque de Ordem” prossegue com a investigação da morte de Kailan Oliveira de Jesus, registrada em maio de 2023.

Em todos esses casos, os óbitos foram inicialmente registrados como decorrentes de resistência armada por parte das vítimas em intervenções policiais. As investigações apontam indícios de crimes de homicídio, com suspeitas de que as guarnições da PM tenham cometido execuções, invasões de domicílios e alterado cenas dos crimes após as mortes.

Essas apurações estão a cargo do Geosp e as diligências realizadas visam contribuir para a conclusão das investigações e eventual responsabilização criminal dos envolvidos.

Contexto de Letalidade Policial

O MP da Bahia, através do Geosp, tem um procedimento instaurado para monitorar de forma continuada a atuação policial em Jequié quanto às mortes decorrentes de intervenção policial (MDIP).

De acordo com o Anuário de 2024 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o município lidera o “ranking nacional” de letalidade policial, com 74 mortes por intervenção policial em 2023, representando aproximadamente 55% do total, com uma taxa de 46,6 mortes por cada 100 mil habitantes.

google news