O Ministério Público Federal (MPF) lançou a iniciativa nacional chamada EnsinaMED, com o objetivo de investigar a qualidade dos serviços prestados por faculdades de Medicina em todo o país. A ação já resultou na abertura de pelo menos 96 procedimentos conduzidos por procuradores federais.
A ofensiva tem como foco as 294 instituições privadas de ensino superior que oferecem o curso de Medicina no Brasil. Até o momento, o MPF não divulgou a lista das faculdades que já foram notificadas.
Segundo informações, a iniciativa surgiu após o avanço de duas ações no Supremo Tribunal Federal (STF) relacionadas à expansão dos cursos de Medicina. As investigações seguem orientação da Câmara de Coordenação e Revisão do Consumidor e da Ordem Econômica do MPF.
A proposta é avaliar se as instituições cumprem os critérios legais e oferecem formação adequada aos futuros profissionais da saúde.





