O pastor e escritor John Piper foi questionado sobre um tema que reflete algo bastante comum entre os cristãos, que é a decisão de mudar de igreja, algo normalmente decidido quando o fiel acredita estar diante de erros da denominação ou da sua própria estagnação espiritual.
Em mais um dos capítulos do seu podcast de perguntas e respostas, o teólogo mundialmente conhecido por suas obras literárias respondeu a seguinte questão: devo mudar de igreja se sinto que não estou crescendo espiritualmente?
Piper, por sua vez, deixou claro que toda igreja possui algo de “errado”, não devendo ser este o primeiro ponto de partida de análise de um cristão genuíno. O pastor, no entanto, destacou como elementos indispensáveis para a permanência em uma boa congregação a necessidade de uma “doutrina sólida”, do “cuidado pastoral” e do “amor mútuo”.
Havendo esses três elementos, Piper então parte para outra hipótese: “E eu diria que se você parou de crescer, então você não pode apontar para a sua igreja. Parece que você não pode culpar sua igreja”, diz ele.
“Algo mais está acontecendo aqui”, enfatiza o pastor, argumentando que o fiel precisa “cavar” mais a fundo para tentar entender os “obstáculos que emergem em você”, a fim de descobrir o motivo pelo qual está com a sua espiritualidade estagnada.
“Dada esta primeira afirmação, ‘se não há nada especificamente errado com a minha igreja, mas eu sinto que parei de crescer’, eu diria, não assuma que ir a uma nova igreja vai mudar isso”, continua Piper.
O teólogo explica que a mudança para uma nova igreja trará uma boa sensação apenas no começo, pois uma vez que o problema diz respeito a algo pessoal, novas percepções de que algo estaria errado com a congregação voltarão a surgir.
“A adoração soará diferente, a pregação soará diferente e a diferença será energizante por um tempo. Mas é artificial. Provavelmente não é a causa principal, e você vai esbarrar na mesma problemática naquela igreja”, ensina Piper.
O pastor, por fim, diz que para lidar com esse tipo de situação, precisamos da ajuda de outros irmãos. “Porque eu acho que o Senhor quer que cresçamos continuamente em uma igreja enquanto estivermos lá e enquanto a vida durar. E o crescimento tem muitos outros obstáculos para ele do que a igreja”, conclui.
Assista:
Gospel + / Will R. Filho