Na madrugada deste domingo (11), foi registrado tremores de terra em algumas cidades do Vale do Jiquiriçá: em São Miguel das Matas, Amargosa, Elísio Medrado, Brejões e em Engenheiro Pontes munícipio de Laje.
No Brasil, os tremores não são considerados como terremotos, pois, o terremoto acontece quando é catastrófico e os tremores acontecem no meio das placas tectônicas.
Os tremores foram detectados em três horários diferentes, o primeiro foi registrado por volta das 02h05 considerado o mais forte, o segundo às 02h17 e o último aconteceu ás 07h58 da manhã.
O mais forte tremor foi o primeiro, registrado às 02h05 com 3.0 pontos na escala Richter. Os outros tremores tiveram intensidade de 1.8 e 1.6 de magnitude. Não foi registrado nenhum desabamento de imóvel e nem de terra.
O monitoramento permanente é realizado desde 2020. Segundo aa prefeitura de Amargosa, não há motivo para pânico e, caso ocorram novos tremores que causem danos estruturais em imóveis, a população deve acionar a prefeitura através do 153 ou o Corpo de Bombeiros através do 193.
Reportagem: Voz da Bahia