Mutuípe e Valença instituem o “Dia Helmarta Luz” em luta contra o feminicídio

A data será comemorada anualmente em 24 de setembro, em homenagem a Helmarta Sousa Santos Luz, mulher nascida em Mutuípe, Bahia, e vítima de feminicídio em Valença, onde residia desde 2004.

Na próxima quarta-feira (23/10), a Câmara de Vereadores de Mutuípe se unirá à Câmara de Valença ao votar um projeto de lei que propõe a criação do “Dia Municipal de Luta Contra o Feminicídio”. A data será comemorada anualmente em 24 de setembro, em homenagem a Helmarta Sousa Santos Luz, mulher nascida em Mutuípe, Bahia, e vítima de feminicídio em Valença, onde residia desde 2004.

A proposta, de autoria do vereador e presidente da Câmara, Jesulino dos Santos Júnior, busca conscientizar a população sobre a violência contra a mulher. As circunstâncias trágicas da morte de Helmarta mobilizaram diversas cidades da região do Baixo-Sul e do Vale do Jiquiriçá, gerando protestos e busca incansável por justiça.

O vereador Júnior Cardoso segue o exemplo de Valença, que já aprovou o projeto de lei Nº 047/2024, de autoria do vereador Helton Vinícius Brandão de Castro, para instituir oficialmente o “Dia Helmarta Luz”. Ambas as cidades, agora unidas, pretendem promover campanhas de conscientização, debates e outras atividades educativas para reforçar a importância da proteção à vida das mulheres e da prevenção ao feminicídio.

Recentemente, Mutuípe e Valença realizaram um adesivaço em parceria com o coletivo Quintas Feministas e a empresa Naza, como parte de uma mobilização contínua contra a violência de gênero. A criação do Dia Helmarta Luz visa não apenas lembrar a vida de Helmarta, mas também impulsionar ações efetivas na luta contra o feminicídio, envolvendo a comunidade em discussões e iniciativas que promovam a segurança e os direitos das mulheres.

As informações são do site Mídia Bahia.

google news