Depois de quase 1,5 mil brasileiros que viviam em Israel voltarem para sua terra natal, o embaixador do Brasil no país, Frederico Meyer, anunciou que não há mais pedidos de repatriação de brasileiros que vivem na região.
Ainda assim, segundo Meyer, a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, é continuar trabalhando para garantir o retorno de todos os brasileiros que desejarem.
“A instrução que nós tivemos do presidente Lula e do ministro Mauro Vieira é que haverá voos para todos os brasileiros que quiserem retornar. Se houver um número suficiente de brasileiros querendo retornar, haverá voos, mas, no momento, não há esse número”, disse o embaixador em entrevista à GloboNews.
No início da operação de repatriação, a embaixada brasileira em Israel chegou a receber três mil pedidos de retorno ao Brasil. Até agora, 1.413 brasileiros já foram levados de volta para o país. Ainda segundo Meyer, a embaixada aguarda uma “possível repatriação” de brasileiros que podem sair da Cisjordânia pela fronteira com a Jordânia.
(Metro 1)