Neto é o segundo mais engajado nas redes sociais entre prefeitos de capitais, diz índice

Foto: Valter Pontes/Secom
Foto: Valter Pontes/Secom

O Índice de Popularidade Digital (IPD), realizado pela empresa de Quaest Pesquisa e Consultoria, em seu mais recente levantamento, divulgado na última terça-feira (21), apontou o prefeito ACM Neto como o segundo mais popular nas redes sociais entre os mandatários de capitais, atrás apenas de Alexandre Kallil (PSD), chefe do Executivo de Belo Horizonte. A atual pesquisa refere-se à atuação dos políticos no mês de outubro.

O índice utiliza dados do Facebook, Instagram e Twitter e é calculado usando um algoritmo de inteligência artificial. Kalil aparece com um IPD de 66.18, enquando Neto tem 65.43. Os dois figuram no top 5 desde que o IPD começou a ser calculado.

De acordo com a pesquisa, o mineiro e o baiano ultrapassaram o Marcelo Crivella (PRB), do Rio, e Teresa Surita (MDB), de Boa Vista, no último mês por terem aumentado o engajamento de suas páginas.

Neto apostou na alta frequência de postagens, quase sempre focadas em obras e entregas de sua administração. Entre setembro e outubro, o presidente nacional do DEM ampliou em 60% o número de postagens produzidas por ele e compartilhadas por seus seguidores.

Neste período, as postagens referentes ao processo de canonização de Irmã Dulce, que se tornou Santa Dulce dos Pobres pela Igreja Católica, alavancaram seu engajamento: Neto usou e abusou de postagens sobre o tema em outubro e, com isso, obteve mais de 500 mil interações nas suas publicações.

No levantamento mais sobre os governadores, referente ao mês de setembro, Rui Costa (PT) aparece em quarto, atrás do fluminense Wilson Witzel (PSC), do goiano Ronaldo Caiado (DEM) e do gaúcho Eduardo Leite (PSDB). (Bahia.Ba)

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