Uma nova balsa de grande porte chegou à Baía de Todos-os-Santos nesta sexta-feira (20) para intensificar as operações de sondagem do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica. Com 75 metros de comprimento e um convés de cerca de dois mil metros quadrados, a nova embarcação tem as mesmas dimensões da primeira balsa que já está em operação.
Equipadas com perfuratrizes que possuem sistema de compensação de ondas, ambas as balsas têm capacidade de realizar perfurações mesmo sob condições climáticas adversas. Enquanto uma delas ficará posicionada próximo a Salvador, a outra estará próxima de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.
Além da sondagem em águas profundas, a força-tarefa inclui a utilização de uma plataforma estilo Jackup para operações em águas rasas, até 10 metros de profundidade. Ao todo, estão sendo coletadas amostras em 102 pontos da Baía de Todos-os-Santos, onde serão construídos os pilares da futura ponte.
Desde o início das operações em janeiro deste ano, em Vera Cruz, 17 empresas baianas foram contratadas, gerando cerca de 300 empregos diretos e indiretos. A sondagem, parte de um investimento de R$ 160 milhões, é fundamental para a construção do novo sistema rodoviário, que impulsionará a economia da Bahia, beneficiando aproximadamente 10 milhões de pessoas em 250 municípios.
A Ponte Salvador-Itaparica será a maior da América Latina, com 12,4 km de extensão, e reduzirá a distância entre Salvador e importantes regiões turísticas do estado em mais de 100 km. Além da ponte, serão construídos novos acessos viários, com destaque para uma nova via expressa em Vera Cruz e duplicações na BA-001.
Esse megaprojeto é resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e o consórcio chinês formado pelas empresas CR20 e CCCC, com um contrato de concessão de 35 anos para construção, operação e manutenção da ponte.