Nova variante do HIV é identificada na Bahia, revela estudo

Além da Bahia, a variante CRF146_BC também foi encontrada no Rio Grande do Sul.

Caso brasileiro foi apresentado como possivelmente o primeiro a mostrar remissão do HIV a longo prazo após tratamento medicamentoso, e não com transplante de medula Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Um estudo realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que uma nova variante do HIV, identificada como CRF146_BC, está circulando na Bahia. A pesquisa, publicada na revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz nesta sexta-feira, 16, analisou uma amostra genética coletada em 2019 de um paciente em tratamento em Salvador, que apresentou fragmentos dos tipos B e C do vírus.

Além da Bahia, a variante CRF146_BC também foi encontrada no Rio Grande do Sul. A pesquisa indicou uma conexão entre amostras de diferentes estados e observou que os subtipos B e C são responsáveis por cerca de 80% das infecções no Brasil, com a variante B sendo a mais comum. Estudos adicionais estão em andamento para monitorar e entender melhor a disseminação dessa nova variante e suas possíveis implicações.

google news