
O novo chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Marco Rubio, prometeu “apoio firme” a Israel em meio a uma trégua frágil em Gaza e uma operação do Exército israelense na Cisjordânia ocupada.
O secretário de Estado do governo de Donald Trump conversou com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na quarta-feira para “destacar que manter o apoio firme dos Estados Unidos a Israel é uma prioridade máxima para o presidente”, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce.
Rubio também “parabenizou o primeiro-ministro pelos êxitos de Israel contra o Hamas e o Hezbollah e prometeu trabalhar incansavelmente para ajudar a libertar todos os reféns restantes mantidos em Gaza”, acrescentou.
No domingo, às vésperas da posse de Trump, entrou em vigor uma trégua entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas, após quinze meses de guerra na Faixa de Gaza, sob um acordo que prevê também a troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos.
O acordo, esboçado em maio pelo ex-presidente Joe Biden, foi finalmente concluído graças aos esforços conjuntos das equipes diplomáticas de ambos os governos.
Informações: Carta Capital / AFP – Agência de notícias francesa