Em entrevista concedida nesta segunda-feira (1) ao Portal Planalto, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que o Governo Federal transferirá mais recursos a estados e municípios para permitir a universalização da oferta de creches e pré-escolas. “Antigamente, o governo federal mandava 10% do Fundeb para os estados e municípios e não perguntava o que iam fazer. O que nós queremos fazer agora é condicionar: vai receber o recurso, mas tem que universalizar a creche, universalizar a pré-escola, precisa sim melhorar os indicadores de aprendizagem dos alunos”, informou. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb – é um fundo formado por recursos dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios, além de uma parcela de recursos federais, sempre que o valor investido por aluno, no âmbito de cada Estado, não alcançar o mínimo definido nacionalmente. “Hoje apenas estados que têm uma renda abaixo da média brasileira recebem o recurso. O que acontece? Municípios pobres, em estados dito ricos, não recebem os recursos. O estado do Rio de Janeiro fica de fora; o estado do Rio Grande do Sul fica de fora; o estado de Sergipe fica de fora. Isso não é correto”, explicou. Todo o recurso do Fundeb gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica. O Novo Fundeb buscará aprimorar o efeito redistributivo do Fundo, a fim de promover uma maior equalização das oportunidades educacionais entre todos os entes governamentais. “Nossa proposta, nesse primeiro momento, é aumentar em 50% os repasses do governo federal para o Fundeb. Saindo de 10% do Fundo para 15 do Fundo”, informou o ministro. (Ministério da Educação)
AS MAIS LIDAS
Homem é amarrado em árvore com plástico filme após não pagar por tatuagem ...
Reprodução
Uma cena inusitada viralizou nas redes sociais após um homem ser amarrado em uma árvore com plástico filme. Sem camisa, o rapaz enfrentou horas do inverno congelante de Hanói, capital do Vietnã, depois que um tatuador decidiu deixá-lo no local sem camisa. Família de empresário assassinado no Horto Florestal em Salvador se pronuncia nas redes sociais
Elza e Elton Campelo | Foto: Reprodução / Alô Alô Bahia
A mãe de Elton Campelo, morto no último domingo (10) em um apartamento no Horto Florestal, em Salvador (relembre aqui), usou as redes sociais nesta quarta-feira (13) para falar sobre o ocorrido com seu filho. Conforme suspeitas da Polícia Civil, o empresário teria sido assassinado enquanto dormia por sua namorada, que tirou a própria vida logo em seguida. As informações são do portal Alô Alô Bahia.
Moradores zombam de cristão por sua fé e acabam vendo cura milagrosa
Foto: Reprodução
Confiar em Deus quando todas às circunstâncias são favoráveis é uma coisa bem diferente de quando há pessoas que zombam da sua fé, especialmente quando você é vítima de uma grave doença. Foi por isso que passou um cristão em uma aldeia isolada na Ásia.