Novo RG: Mais de 450 mil pessoas já emitiram o documento na Bahia

A primeira via da CIN é gratuita, e para obtê-la, é necessário apresentar certidão de nascimento ou de estado civil, podendo incluir outros documentos como CNH, carteira de trabalho e título de eleitor. T

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, mais de 450 mil pessoas na Bahia já emitiram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), lançada em julho de 2022. O documento agora adota o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como único número de identificação, sendo parte de um projeto que já conta com 20 milhões de emissões em todo o Brasil. Entre os estados que se destacam, estão Minas Gerais, com 2,46 milhões de carteiras emitidas, Rio Grande do Sul, com 1,92 milhão, e São Paulo, com 1,91 milhão. A meta do governo federal é alcançar 130 milhões de emissões até 2026.

Segundo Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão, a nova CIN, com o CPF como único número, proporciona mais segurança e confiabilidade ao documento, eliminando os diversos números que antes podiam ser registrados. Ele ainda destaca que a nova carteira facilita o acesso aos serviços públicos e benefícios sociais, além de ser um instrumento importante para reduzir fraudes e simplificar o atendimento à população.

A primeira via da CIN é gratuita, e para obtê-la, é necessário apresentar certidão de nascimento ou de estado civil, podendo incluir outros documentos como CNH, carteira de trabalho e título de eleitor. Também é possível adicionar informações sobre condições de saúde e até o nome social, caso o cidadão deseje. A versão digital da CIN estará disponível três dias após a emissão e conta com um QR Code para autenticação. A validade do documento varia de acordo com a idade do portador, sendo de cinco anos para crianças de até 12 anos, 10 anos para pessoas entre 12 e 60 anos, e indeterminada para maiores de 60 anos.

google news