As ações de fiscalização para reduzir o número de acidentes e mortes nas rodovias e vias baianas estão sendo analisadas no 8º Workshop de Segurança Viária (WSSV). Esta edição tem como tema “Fiscalização do Trânsito para resultado”.
De acordo com a Seingra, os investimentos em segurança viária e campanhas educativas realizados pelo Governo da Bahia apresentam resultados positivos com a redução do número de acidentes registrados nos últimos 10 anos. Houve uma diminuição em 48,5% nas ocorrências em 2022 em comparação com o ano de 2013. Foram 7.461 registros em 2013 e 3.836 em 2022. O número de mortes nesse período também apresentou queda de 16,4%. No ano de 2013 houve 437 vítimas fatais e em 2022, 365 mortes foram registradas, de acordo com o Sistema de Estatística de Acidentes (ACT).
Assim como a Seinfra, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) é um órgão que também vem executando ações para atingir a meta de queda do número de sinistros. “Estamos trabalhando em três frentes, que são: fiscalização (Blitz); educação para o trânsito (Campanhas educativas nas escolas ou pelas redes sociais); e pedagogia por punição (condutores que infringem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) recebem multa)” cita Rodrigo Pimentel, diretor-geral do Detran-BA. (BN)