Número de mortos pela polícia cai na Bahia e em mais 14 estados

0
43
-
Foto : Fernando Frazão/Arquivo Agência Brasil

O número de pessoas mortas pela polícia caiu em 15 estados brasileiros, incluindo a Bahia, de acordo com dados do Monitor da Violência, do portal G1. O estado registrou, no primeiro semestre desde ano, redução de 15% do número de óbitos causados por policiais. Foram 350 mortes por esse motivo na Bahia. Por outro lado, a Bahia ocupou, ainda no primeiro semestre de 2019, o 5º lugar no ranking nacional de maiores taxas de mortes. Foram contabilizadas 2,4 mortes por 100 mil habitantes no estado.

Dados nacionais

Apesar de a maioria dos estados registrar queda no número de mortes causadas pela polícia, o Brasil teve no 1º semestre deste ano 2.886 pessoas mortas por policiais. Foram 120 a mais que no mesmo período do ano passado.

O crescimento do número de vítimas em confronto com a polícia foi de 4,3%, nos seis primeiros meses deste ano. A alta segue na contramão da queda de mortes violentas no país, de 22% no 1º semestre. O levantamento do G1 é feito com base nos dados oficiais de 25 estados e do Distrito Federal.

No total, foram 27 estados contabilizados. Além dos 15 que tiveram queda no número de pessoas mortas por policiais, 10 registraram uma alta e um se manteve no mesmo patamar. Goiás foi o único estado do Brasil que se recusou a passar os dados.

Os dados compreendem todos os casos de “confrontos com civis ou lesões não naturais com intencionalidade” que envolvem policiais na ativa, em serviço e fora de serviço.

(Metro1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui