O que é pinoli? Conheça essa oleaginosa rica em fibras e gorduras boas

Foto: Divulgação

Você sabe o que é pinoli, seus benefícios nutricionais e como incluí-lo na alimentação? Pertencente à família das oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes e avelãs), esse alimento é pequeno, tem um formato ovalado, uma cor bege e fica delicioso em receitas de molhos e risotos. A melhor parte é que, além de saboroso, o pinoli fornece uma série de nutrientes importantes – fibras, minerais, vitaminas e gorduras boas indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Quer saber mais sobre esse alimento? É só continuar lendo!

Pinoli é um tipo de pinhão bem versátil e nutritivo

De origem mediterrânea, o pinoli é uma semente nutritiva extraída da árvore pinheiro-manso (Pinus pinea). Ele pode ser categorizado como um tipo de pinhão – que é o nome genérico para diversas sementes de espécies de pinaceas. Esse alimento, por ser bem versátil, costuma ser muito usado na culinária europeia e na do Oriente Médio – no preparo de doces e salgados tradicionais. No Líbano, por exemplo, o pinoli é chamado de snoubar e costuma ser utilizado na preparação do arroz e de outros pratos típicos da região.

Quais são os benefícios do pinoli?

O pinoli se destaca por ser bem completo em termos nutricionais, pois fornece uma quantidade grande de fibras, vitaminas, minerais e outras substâncias indispensáveis para o funcionamento do organismo. Confira as principais vantagens desse alimento:

Tem alto teor de ômegas 3, 6 e 9

Assim como outras oleaginosas, o pinoli fornece uma grande quantidade de gorduras boas – ácidos graxos como ômega 3, 6 e 9. Esses nutrientes são muito importantes para a saúde do cérebro, do coração, evitam problemas circulatórios e apresentam uma forte ação anti-inflamatória.

Fornece fibras e proteínas

Você sabia que o pinoli também tem alto teor de proteínas e fibras? Esses nutrientes são importantes para o fortalecimento dos ossos, músculos, ajudam no controle do colesterol e contribuem para o bom funcionamento do sistema digestivo.

É rico em vitaminas do complexo B, E e agentes antioxidantes

Outro diferencial do pinoli é que ele apresenta uma forte ação antioxidante e anti-inflamatória. Rico em vitaminas do complexo B e E, esse alimento fortalece o sistema imunológico, faz bem para a saúde da pele e dos cabelos, prevenindo o envelhecimento precoce.

Tem alto teor de ferro, cobre, zinco, manganês e outros minerais

Além de ser rico em vitaminas, proteínas e fibras, o pinoli fornece diversos minerais importantes para a saúde. O zinco e o cobre, por exemplo, melhoram o processo de cicatrização, a saúde da pele e fortalecem a imunidade. O ferro, por sua vez, é o responsável pelo transporte de oxigênio entre as células – quando presente em bons níveis, evita doenças como a anemia. Outros minerais, como potássio e manganês, são indispensáveis para a saúde dos ossos e músculos. Em resumo, o pinoli é bem completo por fornecer uma variedade grande desses nutrientes.

Como comer pinoli?

Existem diversas maneiras de incluir o pinoli no cardápio, sabia? Você pode apostar tanto em receitas salgadas quanto doces, que ficam bem saborosas. Uma boa dica, por exemplo, é preparar um arroz com pinoli (prato tradicional libanês), ou até mesmo incluí-lo em risotos, saladas e massas. Ele também pode ser usado no preparo de recheios de quibes, em molhos (como o tradicional pesto italiano) ou consumido in natura, como um tipo de snack. Fica a dica! (Conquiste sua Vida)