OMS recomenda remédio Reng-CoV2 para tratamento da Covid-19

Foto: Paula Fróes / GOVBA

Mais um medicamento para o tratamento da Covid-19 foi recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Reng-CoV2, um remédio à base de anticorpos sintéticos. A indicação é particularmente para idosos e pessoas com problemas imunológicos. As informações são do jornal O Globo.

A recomendação da OMS é para que o medicamento seja usado no tratamento de pacientes “com sintomas não severos da Covid e com alto risco de hospitalização”, como é o caso dos idosos com problemas de imunodeficiência.

A decisão dos especialistas da OMS foi publicada na revista médica The BMJ, traz a reportagem.

Outra recomendação para o Reng-CoV2 é para pacientes que apresentam “um quadro severo ou crítico e que são soronegativos, ou seja, que não desenvolveram sua própria resposta em anticorpos” à infecção.

De acordo com a reportagem de O Globo, a publicação na BMJ ressalta que “para todos os outros tipos de pacientes com Covid-19, é pouco provável que os benefícios aportados por este tratamento de anticorpos sejam significativos”.

Concebido pela empresa de biotecnologia Regeneron, o medicamento é comercializado com o nome Ronapreve pela Roche. Este novo tratamento combina dois anticorpos (denominados “monoclonais”), fabricados em laboratório, o casirivimab e o imdevimab. Injetados por via intravenosa, ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

O medicamento tem um alto custo no mercado, mas, conforme a matéria, há uma negociação em curso, por parte da OMS, para que a fabricante Roche reduza o preço, especialmente para países de renda média e baixa.

No Brasil, o Reng-CoV2 foi aprovado por unanimidade pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril para uso contra a Covid-19.

google news