Chamou atenção de alguns populares da cidade de Santo Antônio de Jesus a presença de um ônibus com passageiros que chegou de São Paulo na Praça Padre Mateus vindo se hospedar em um hotel. Em um vídeo gravado nas redes sociais, mostra um cidadão reclamando e dizendo que o transporte não havia passado pelas barreiras sanitárias, o que não é verdade, já que o Voz da Bahia foi em loco buscar dirimir às dúvidas com Mauro Maia responsável pelos pesquisadores que relatou que a empresa é de Campinas/SP e ainda segundo ele, passou sim pela barreira de saúde municipal.
Mauro relatou que foi contratado pelo Ibope para realizar um projeto de campo, “a Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul está conduzindo um estudo epidemiológico sobre a Covid-19 no Brasil e no município não vai ser diferente”, explicou.
De acordo com informações de Mauro ao Voz da Bahia, a própria União Federal, por meio do Ministério da Saúde, está apoiando financeiramente a realização da pesquisa intitulada Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional, cujo objeto é avaliar a evolução da prevalência de infecção por COVID-19 no Brasil, “conta com equipe de entrevistadores devidamente treinados e qualificados para o trabalho em questão”, narrou.
Segundo Maia, 250 pessoas aqui de Santo Antônio de Jesus serão testadas neste projeto, “tem a duração de aproximadamente 7 minutos para cada cidadão, e às pessoas vão passar por testes rápidos para de fato detectarmos ou não quem tem o covid-19”, expôs.
No momento da entrevista, a Vigilância Epidemiológica Municipal estava no hotel para verificar e medir a temperatura das 18 pessoas responsáveis pela pesquisa de campo do Ibope na cidade.
Mauro ainda destacou que quem escolheu Santo Antônio de Jesus para pesquisa foi o próprio Ibope em conjunto com o Ministério da Saúde.
A pesquisa acontecerá em 3 momentos, sendo o primeiro campo nesta quinta-feira, 14 de maio, e os demais a cada 2 semanas. A coleta de dados se dará em âmbito nacional e envolverá uma amostra representa que a população brasileira.
Reportagem: Voz da Bahia